RSS

DESAFIANDO O HIPOTÁLAMO

18 out

20131018_104401

DESAFIANDO O HIPOTÁLAMO

RISOTO MARGHERITA

Quem disse que o cérebro não tem nada a ver com o seu paladar? Quem disse que dependendo do que você comer uma região específica não pode ser afetada ou acionada imediatamente? Não sabia? Fique sabendo que o hipotálamo está aí para isso! Região responsável por algumas das reações mais interessantes em nossas vidas, o hipotálamo é o grande gerador de sensações como a regulação da temperatura do nosso corpo, apetite, atividade gastrintestinal, regulação hídrica, atividade sexual e emoções. Opaaaaa!!!!

Agora o mais legal desse tal do hipotálamo é provoca-lo. E para isso podemos preparar uma bela receita capaz de causar até dor de cabeça de tanto que esse coitado vai trabalhar. Por isso, desafie o seu hipotálamo e veja o quanto você pode ser afetado com a receita de hoje. A intenção é trazer sensações diferentes, transformar o seu dia em algo prazeroso ao ponto de aumentar a sua temperatura corporal. Para isso teremos a ajuda de uma pimenta, mas coisa delicada para não atrapalhar o conjunto do prato. Aliás, não vamos confundir o hipotálamo e acabar tendo um treco!

Portanto, caro leitor e amante da culinária, faremos um trato. Como cada um tem seu hipotálamo que me perdoem aqueles que não obtiverem um resultado satisfatório. Mas isso também não significa que algo está errado, não mesmo! É sinal de que a receita precisa de alguns ajustes de acordo com o seu centro integrador das atividades dos órgãos viscerais. E esses ajustes dependem de você saber procurar o que lhe dá prazer e saber levar isso para dentro da panela e provocar o seu querido hipotálamo. Com vocês, proveniente da área central do seu cérebro, buscando manter um balanço entre sabores, provocando os sentimentos mais prazerosos da vida, o prato preferido de Albert Einstein*, o prato que pode trazer mais sentido para a sua vida, ele, o Risoto Margherita.

INGREDIENTES:

– uma lata pequena de tomate pelati

– 150 g de arroz arbóreo

– 1/2 cebola picada

– 1 xícara de folhas de manjericão

– 2 colheres de parmesão ralado

– 1 colher de azeite

– 50 ml de vinho tinto seco

– 1 colher de sobremesa de manteiga

– 400 ml de caldo de legumes

– 20 tomatinhos cortados ao meio (tomate cereja)

PREPARO:

– refogue o arroz com a cebola no azeite e deixe fritar um pouco sem deixar a cebola queimar. Em seguida acrescente o vinho e deixe secar. Continue colocando o caldo de legumes aos poucos e quando estiver quase pronto acrescente o tomate pelati picado grosseiramente (eu só passo a faca e pronto!). Desligue o fogo, acrescente o manjericão, o tomatinho, a manteiga e o parmesão. Pronto!

Bom apetite,

Gabriel Rogerio – gabrielrogerio.wordpress.com

 

 
11 Comentários

Publicado por em 18/10/2013 em Uncategorized

 

11 Respostas para “DESAFIANDO O HIPOTÁLAMO

  1. Tercio Lemos

    29/12/2013 at 12:46 AM

    Bonito Rizoto! Pela receita, parece ser muito bom. Valeu pela receita, vou tentar fazer em casa.
    Abraços

    Baby Back Ribs

     

Deixe um comentário