RSS

DAS ÁGUAS PERIGOSAS E REPLETAS DE SABORES!!!

14 set

DOS MARES PERIGOSOS E REPLETOS DE SABORES

TRUTA NO VAPOR AROMATIZADO 

Que me perdoe um dos peixes mais famosos da atualidade, o Nemo, mas vai ficar bem e famoso lá na panela da minha casa! Um dos alimentos preferidos de Geraldinho (faleceu degustando uma costelinha de camarão na brasa engasgado com a mesma), um grande amigo que dedicou a sua vida à pescaria em alto mar em busca de baleias e sua gordura. Isso foi na época em que a iluminação da cidade do Rio de Janeiro ainda era provida da matéria gordurosa desses gigantes do mar! Bem, isso serve para nos mostrar que os animais subaquáticos, de uma forma geral, sempre foram importantes para o ser humano e agora mais ainda! Quem não se lembra do animado Tutubrão? Um tubarão bacana, amigo da garotada até Hollywood lançar o filme TUBARÃO que deixou milhares de crianças desapontadas mundo a fora.

Dentro do curso histórico e gastronômico desses animais aquáticos devemos reverenciá-los e tratá-los da forma merecida no mundo da culinária. Alimento muito rico em nutrientes essenciais para a nossa saúde, o pescado ganhou espaço na mesa do brasileiro com o andar das coisas, ou melhor, com a nadada das coisas. Tirando a má reputação de alguns peixes que tentam denegrir a imagem de seus familiares, como a Piranha Má Intencionada (espécie rara, porém perigosa), o Peixe Elétrico (em época de apagão fica gastando energia à toa), o Monstro do Lago Ness (eu sei… mas em uma das fotos turvas, sem sentido e impossível de se ter idéia do que se trata, existe uma que ele parece muuuito com um peixe!!!) e o Polvo Monstro que atacava as antigas naus dos grandes navegadores, não devemos balizar a conduta dessa espécie pelas exceções.

Para homenagear os seres de boa índole e éticos desse vasto mundão azul, a receita de hoje traz a simplicidade como forma de mostrar que atrás de um grande peixe existe o seu sabor, a sua essência! Desfrute o que os mares da vida lhe fornecem, aproveite que o céu de Brasília não está para peixe (com essa secura só peixe defumado) e coloque a sua panela no fogo! Faça da sua casa um mar de sabores e surpresas, não fique parado esperando algum peixe bater à sua porta! Direto dos mares infestados de tubarões famintos, peixes elétricos que causam inveja a nossa queridinha Itaipú, conhecido como um peixe legal, o seu, o nosso amigo Truta!

INGREDIENTES:

1 filé de truta

2 colheres de azeite

1 limão

Sal e pimenta do reino

PREPARO:

1º tempere o peixe com sal, pimenta e 1 colher de azeite.

2º em uma panela para cozimento à vapor, coloque na água 1 colher de azeite e o suco do limão com suas cascas cortadas em pedaços grandes. 

3º quando a água ferver deixe cozinhar (NA PARTE SUPERIOR DA PANELA – PARTE FURADINHA PARA O VAPOR PASSAR!!!!) por 10/12 minutos.

4º sirva com uma boa salada ou legumes conforme a foto acima.

Bom apetite,

Gabriel Rogerio – gabrielrogerio.wordpress.com

ESSE PRATO TEVE A PARCERIA DA PEIXARIA DO GUARÁ

 

Anúncios
 
Deixe um comentário

Publicado por em 14/09/2012 em Uncategorized

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: