RSS

ESSA É DE CHORAR

29 jun

ESSA É DE CHORAR

RISOTO DE MINI-CEBOLA COM AZEITONA PRETA E TOMILHO

Quem gosta de chorar? Eu não… pelo menos evito! Há receitas que são de chorar, ainda mais quando temos que descascar a impiedosa cebola. Certos pratos nos obrigam a descascar muitas delas causadoras de tanto choro na cozinha. Mas, não podemos colocar esse legume na masmorra… na minha opinião esse choro é extremamente gratificante quando a receita fica pronta. A cebola é um dos ingredientes principais na maioria dos pratos servidos mundo a fora. Nenhum outro ingrediente, tirando a água, tem participação tão assídua na gastronomia como a cebola.

Cebola, cebolinha, ciboullet… obrigado por existirem! Sem vocês não conseguiria parar de chorar tamanho seria a saudade de seu toque especial. A escolhida para a receita de hoje é um grande representante da espécie Allium cepa, um gigante da culinária: a mini-cebola. Quase sempre vista em vidros de conserva, a mini-cebola é uma vítima do estereótipo criado pelo mundo capitalista e cruel. Essa coitada espécie de cebola vive trancada em vasilhas sem poder oferecer o show de sabores delicados que só ela sabe proporcionar. Hoje, você, caro leitor, terá a oportunidade de prestigiar um grande ícone do mundo culinário esquecido no nosso dia-a-dia de idas constantes aos super-mercados e compras ditadas pela mesmice.

A receita de hoje traz uma bela união para o seu prato e mudanças drásticas quanto ao seu tratamento perante a nossa cebola de cada dia. Um belo risoto farto de mini-cebolas que, ao serem cozidas, irão liberar um toque adocicado ao prato, sendo acompanhado de belas azeitonas pretas e tomilho. Ingredientes antigos e utilizados durante séculos que ainda trazem o sentimento de que a vida acebolada deve ser levada à diante. Direto de um mundo de pequenos grandes sabores, criada nas hortas do sete anões, regada pelas lágrimas de uma abelha chorona, ela, a Mini-Cebola com Risoto, Azeitonas Pretas e Tomilho.  

INGREDIENTES

20 mini-cebolas

1 dente de alho cortado em lâminas finas

2 colheres de sopa de azeite

½ cebola pequena normal picada em cubos pequenos

1 colher de sobremesa de tomilho

10 azeitonas pretas

1 xícara de arroz arborio

400 ml de caldo de frango ou legumes

1/3 de copo de vinho branco seco

1 colher de parmesão ralado

1 colher de sobremesa de manteiga

Sal e pimenta – quantidade necessária

 PREPARO

1º Refogue o alho e a cebola normal cortada em cubos no azeite até ficarem moles. Acrescente o arroz, o sal e a pimenta para fritar por um minuto e logo após o vinho, sempre misturando bem. Siga acrescentando o caldo sempre que necessário.

2º após 13/15 minutos coloque a mini-cebola. Depois de mais 5 minutos coloque as azeitonas e continue mexendo acrescentando o caldo aos poucos até ficar al dente. Quando estiver quase pronto acrescente o tomilho, a manteiga e o queijo.

Bom apetite,

Gabriel Rogerio – gabrielrogerio.wordpress.com

Anúncios
 
2 Comentários

Publicado por em 29/06/2012 em Uncategorized

 

2 Respostas para “ESSA É DE CHORAR

  1. angela

    01/07/2012 at 9:44 PM

    Gá, vovó deve estar orgulhosa do seu neto, ainda mais vendo o prato dela tão bem acompanhado. deve ser muito boa essa receita.
    bjus

     
  2. Thaís Miranda

    29/06/2012 at 4:57 PM

    Ficou uma delicia Ga!!!!! Parabéns!!!!

     

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: