RSS

NÃO SEJA DO CONTRA, AME BRASÍLIA BRASILIENSE!!!

20 abr

NÃO SEJA DO CONTRA, AME BRASÍLIA BRASILIENSE!!!

CONTRAFILÉ NA CACHAÇA AO MOLHO DE MOSTARDA

Muito se escuta falar de Brasília-DF, mas poucos conhecem Brasília Brasiliense. Muitos têm notícias escandalosas de Brasília-DF, poucos têm notícias lindas de Brasília Brasiliense.

Muitos foram contra a mudança para Brasília-DF; Muitos não saem mais de Brasília Brasiliense.

Muitos estragam Brasília-DF; Muitos construíram e constroem Brasília Brasiliense.

Muitos se construíram em Brasília-DF, muitos se foram de Brasília-DF, mas os que amam Brasília Brasiliense… esses não a esquecem.

Muitos somos nós, mas não sabemos muito de Brasília Brasiliense.

Mas saibam de uma coisa: todos são bem-vindos à Brasília Brasiliense, bem vindo ao seu coração.

Com tantos “muitos” Brasília chega aos seus 52 anos tendo uma cultura completamente diversificada. Somos muitos de muitos lugares, ainda estamos construindo muitos de nossos costumes. O brasiliense é com certeza uma pessoa de sorte! Em poucos lugares do globo se mora em uma cidade planejada e cercada de estruturas desenhadas por um artista. Em poucos lugares se tem uma troca de experiências como na minha amada Brasília. São pessoas de todos os Estados brasileiros e alguns estrangeiros. Cada um tem uma maneira de falar, de pensar, de se vestir, de tratar… somos muitos!

Esses dias estava debatendo com o meu pai… como pode Brasília Brasiliense ainda não ter um prato típico, verdadeiramente Brasiliense?!?!?!?!?! Mas cheguei a seguinte conclusão: isso é praticamente impossível, ou ainda vai demorar muito, pois com uma população tão diversificada esse prato ainda vai demorar para sair do forno. Temos restaurantes de todos os tipos em uma cidade que foi “colonizada” pelo seu próprio povo. Somos o que há de mais forte em nosso país, mas não os melhores. Apenas uma cidade em que se tem uma fórmula de povo mais concentrada, mais representativa, mais Brasileiros.

Sou neto de Pioneiro, o verdadeiro Candango que veio de seu Estado para ajudar a construir um sonho, uma obra de arte. Obra essa que se tornou minha casa, minha família, meus amigos, meu trabalho e meu amor. Tentei criar algo para a receita de hoje, mas não queria nada da nossa região demográfica, não! Não era isso que Brasília Brasiliense teria a oferecer para tantos “muitos” que aqui vivem e representam outros tantos “muitos”. Por esse motivo, coloquei um prato bem simples, porém de sabor genuinamente brasileiro. Um bife de contrafilé, mas esse não é contra nada, com um arroz de açafrão com milho amarelinho, amarelinho… e um molho de cebola com mostarda, cachaça e gengibre para representar todos nós “muitos” de Brasília Brasiliense e seus Estados. Com vocês, direto de todos os cantos, lugares, cidades, e corações, ele o seu prato, o nosso prato, Contrafilé na Cachaça ao Molho de Mostarda.

INGREDIENTES

• 250g de contrafilé

• sal a gosto

• ½ cebola picada em cubos pequenos

• 3 dentes de alho picados

• ½ copo de cachaça

• pimenta do reino

• ½ copo de milho verde

• 1 pitada de louro em pó

• 2 colheres de sopa de azeite

• 2 colheres de sopa de óleo de canola

• 1 colher de sobremesa de mostarda

• ½ cebola média picada em cubos médios

• 1 colher de sobremesa de gengibre

• 1 xícara de arroz branco pronto

PREPARO DA CARNE

1- tempere a carne 30 minutos antes de fritar com o alho, a cachaça, gengibre e a pimenta.

2- frite a carne com o óleo de canola por 1 minuto de cada lado, depende o seu gosto. Coloque o sal nessa etapa.

3- quando a carne estiver no ponto, reserve em um prato e coloque na mesma frigideira os seguintes ingredientes: 1 colher de sopa de azeite, a cebola, o restante dos ingredientes que por acaso tenham ficado o recipiente onde a carne foi temperada e por último a mostarda. Acrescente 50 ml de água para finalizar o molho da carne e deixe ferver até ficar com uma textura mais grossa.

4- sirva com a carne.

PREPARO DO ARROZ

1- refogue a cebola média picada em cubos com uma colher de sopa de azeite. Quando estiver transparente coloque o milho, sal, o açafrão e o louro. Acrescente um pouco de água. Quando a água estiver quase seca misture o arroz e sirva.

Bom apetite,

Gabriel Rogerio – gabrielrogerio.wordpress.com

Anúncios
 
6 Comentários

Publicado por em 20/04/2012 em Uncategorized

 

Tags:

6 Respostas para “NÃO SEJA DO CONTRA, AME BRASÍLIA BRASILIENSE!!!

  1. Clarice

    21/04/2012 at 1:42 PM

    Só mesmo um apaixonado por nossa Brasília Brasiliense juntaria palavras tao bonitas com um prato tao delicioso. Amo Braísilia e amei esse prato!

     

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: