Manga, ó manga… porque vós me confundis tanto?
Filósofo *Geraldinho que se foi ao tomar um copo de leite com manga.
A manga por muitos anos foi tratada como uma fruta de risco pelos brasileiros, desde a época dos escravos. Ainda hoje encontramos algumas pessoas que relutam em falar que, se tomarmos leite com manga, é caixão e vela preta na hora! Graças aos sobreviventes, estudos mundiais, trabalhos de faculdades, pessoas corajosas, a NASA e estudos históricos, o mundo sabe que não passa de mais uma lenda, LENDAAA!!! 🙂
Mas a manga não é apenas a manga fruta! Temos a manga da camisa que pode ser curta ou comprida… temos a manga para unir engrenagens… a manga que antigamente nomeava o nosso querido e belo albatroz (uma ave admirável)… a cidade de Manga-MG com seus 19.813 habitantes… e se eu continuar essa prosa teremos muuuito pano para manga!
Com tantas variações, escolhi a manga (fruta) para a minha próxima receita. Brasília, nesta época do ano, passa por um dos seus inúmeros momentos de esplendores naturais, a época da manga. É lindo olhar para os canteiros e quadras da nossa cidade repletos de mangueiras robustas e carregadas de mangas! Para homenagear esta época e todas as variações de mangas existentes, inclusive a população de Manga, que tive o prazer de descobrir graças à nossa rede mundial de computadores, preparei uma receita bem legal:
– FRANGO RECHEADO COM MANGA E SALSINHA.
INGREDIENTES:
1 peito de frango sem osso
½ cebola picada
1 colher de sopa de azeite
Pimenta do reino a gosto
Sal a gosto
1 manga (de sua preferência)
1 colher de sopa de mel
1 colher de manteiga
Salsinha picada
Palito para prender o frango
PREPARO:
OBS – Corte o peito de frango em duas lâminas, caso queria preparar em forma de rolinhos recheados, ou se preferir o peito inteiro, abra uma cavidade na parte mais grossa do frango e estenda o corte pelo resto do peito do frango para rechear com a manga.
1- tempere o frango previamente com azeite, sal e pimenta.
2- recheie o frango com a manga e a salsinha. Aqui você usa ¼ da manga!
3- prenda o frango com palitos para que o recheio não escape. Lembre-se de contar quantos palitos você colocou para que ninguém seja “fisgado”.
4- grelhe em fogo médio por uns 15 minutos com uma tampa de panela para que ajude no cozimento do frango. O ideal é que ele fique bem dourado, por isso o tempo de cozimento pode ser maior ou menor.
5- sirva com um molho de manga (ver molho abaixo)
6- decorar com salsinha picada
MOLHO DE MANGA:
1- refogue meia cebola com uma colher de manteiga e um fio de azeite.
2- assim que a cebola estiver transparente, acrescente a manga que restou picada, tempere com um pouco de sal e pimenta.
3- deixe cozinhar por dois minutos
4- bata no liquidificador
5- peneire direto na mesma frigideira que a manga foi refogada e deixe reduzir em fogo baixo até ficar com uma consistência grossa. Se quiser pode colocar um pouco de mel para dar um toque mais adocicado.
É isso aí, pessoal. Um frango bem legal e gostoso para ser servido com uma salada, um arroz branco, um belo risoto de queijo… fica a critério do freguês!
Tenham todos um bom apetite!
Gabriel Rogerio – Gabrielrogerio.wordpress.com
*Não se assuste, Geraldinho é um ser mitológico, folclórico e imaginário que vive com duendes, fadas e o fantasminha camarada.
Foto do prato com rolinhos recheados:
Confira também:
Aline
26/01/2012 at 9:21 PM
Olá Gabriel! Acabei de fazer sua receita e ela fez o maior sucesso aqui em casa! Bem simples. Eu tirei a liberdade de incluir kiwis também. Ficou bem exótico. Delícia!
gabrielrogerio
27/01/2012 at 3:06 PM
Oi Aline, tudo bem?
Que bom que todos gostaram!
Realmente a sua receita ficou exótica, mas com certeza ficou um espetáculo! Vou preparar qualquer dia!
Beijos